sábado, 20 de setembro de 2014

Negociações indiretas entre israelenses e palestinos serão retomadas no Egito


Cairo, 20 set (EFE).- As conversas indiretas entre Israel e as facções palestinas serão retomadas no próximo dia 24 no Cairo, a capital do Egito, informou neste sábado a agência oficial egípcia, "Mena".
Um funcionário do alto escalão do governo egípcio, citado pela agência, anunciou que o Cairo receberá nessa data as negociações sobre os temas que ficaram pendentes após o acordo de cessar-fogo do dia 26 de agosto, que encerrou a operação israelense Limite Protetor na Faixa de Gaza.
Estava previsto que as partes voltassem à mesa de negociações no prazo de um mês desde o fim do conflito, mas não tête-à-tête e com a mediação do Egito.
Dois dias antes, no próximo dia 22, o grupo nacionalista Fatah e o islamita Hamas manterão também uma reunião no Cairo para avançar na reconciliação palestina, após o acordo firmado em abril para formar um governo de unidade.
O Ministério das Relações Exteriores do Egito desmentiu hoje as informações que indicavam que o Egito não queria receber novas conversas entre os palestinos.
Os assuntos que serão tratados entre israelenses e palestinos giram em torno das reivindicações do Hamas para que presos palestinos sejam libertados, além da construção de um porto em Gaza e da reabertura do aeroporto, entre outras.
Além disso, o Egito será a sede também, no dia 12 de outubro, de uma conferência internacional de doadores para a reconstrução da Faixa de Gaza.
A ofensiva Limite Protetor causou a morte de mais de 2 mil palestinos e graves danos materiais na infraestrutura de Gaza. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário